Programas

O Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social é uma organização sem fins lucrativos de São Paulo que atende, há mais de três décadas, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência física, auditiva, intelectual e autistas.

Com a missão de facilitar a inclusão social, e o desenvolvimento de pessoas com deficiência, por meio da educação e da cultura, num espaço próprio com 1.600 m2 de área construída e acessibilidade, a instituição hoje beneficia 550 pessoas. Para concretizar sua Missão, o Caminhando conta com uma equipe especializada contratada, atuando nos Programas: Beija Flor, Gaivota, Fênix e Cisne. O custeio de 70% de seu orçamento se dá por meio da parceria com Órgãos Públicos.

O Seu apoio é fundamental para a continuidade desse trabalho, com o mesmo nível de qualidade. Empresas e pessoas físicas podem ser solidárias à Causa da Inclusão Social. A “Campanha Amigo do Caminhando” possibilita o seu apoio para cobertura das despesas mensais.

Faça a sua doação e seja um Amigo do Caminhando!

Conheça melhor os Programas… 👇

Programa Beija-Flor

Programa Beija-Flor do Caminhando para Crianças com Deficiência
#PraCegoVer: Imagem mostrando alunos do Caminhando na frente do mural posando para a câmera.

O Programa Beija-Flor tem como proposta o desenvolvimento global de crianças e adolescentes com deficiência, matriculadas nas escolas da rede municipal e estadual, para realização das atividades no contraturno escolar.

Crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, com deficiência física, auditiva, intelectual e transtornos do espectro autista (TEA), em situação de vulnerabilidade social.

São desenvolvidas atividades de apoio e suporte psicopedagógico, por meio dos eixos: tecnologias assistivas, artes, esportes, jogos, brincadeiras e atividades de vida diária, com foco no fortalecimento da autonomia e independência.

Programa Gaivota

Projeto Gaivota do Caminhando para Jovens com Deficiência
#PraCegoVer: Imagem mostrando alunos do Caminhando sentados ouvindo outra aluna contar uma história.

O Programa Gaivota visa promover o desenvolvimento das habilidades dos jovens com deficiência, considerando suas potencialidades de forma singular, com ênfase na melhoria da qualidade de vida e inclusão social.

Jovens com deficiência intelectual, física, auditiva e espectro autista, acima de 15 anos, em processo de desenvolvimento de independência e autonomia nas atividades de vida diária e prática.

São desenvolvidas atividades de informática básica, oficina do corpo e movimento, danças, atividade física adaptada, artes, oficina de cidadania e meio ambiente, ética, atividade de vida diária e vida prática.

Programa Fênix

Projeto Fênix do Caminhando para Jovens com Deficiência
#PraCegoVer: Imagem mostrando três alunas do Caminhando fazendo um tapete personalizado utilizando pedaços de pano picotados. Elas estão olhando para a câmera e sorrindo para a foto.

Esse programa facilita o desenvolvimento profissional de jovens com deficiência, por meio de oficinas sócio educacionais focadas no mundo do trabalho.

Atende jovens com idade a partir de 18 anos, com deficiência física, intelectual, auditiva e espectro autista, que desenvolveram independência nas habilidades de vida prática e diária, e que tenham potencial para serem incluídos no mercado de trabalho.

O Programa Fênix favorece ações que ampliam a autoestima, comunicação, sociabilização e valores, bem como propicia o encaminhamento ao mercado de trabalho.

Programa Cisne

Projeto Gaivota do Caminhando para Jovens com Deficiência
#PraCegoVer: Imagem mostrando pais, familiares e alunos do Caminhando em uma sala ouvindo uma palestra.

As famílias também são acolhidas no Programa Cisne “Cuidando de quem Cuida”, por meio de atividades em grupos operativos, oficinas e palestras, propiciando a interação social, autoestima e pertencimento.