Nossos Programas Sócio Educacionais favorecem o desenvolvimento e a superação de limites de seus atendidos, com a oferta de serviços especializados. Adolescentes e jovens com deficiência e maior comprometimento físico ou intelectual e também adolescentes e jovens com deficiência leve, encontram no Caminhando a ponte segura para Inclusão Social.
Clique nos Programas abaixo para ver mais… 👇

Projeto Beija-Flor
O Projeto Beija-Flor do Caminhando tem como proposta o desenvolvimento global de crianças e adolescentes com deficiência, matriculadas nas escolas da rede municipal e estadual, para realização das atividades no contraturno escolar.
São desenvolvidas atividades de apoio e suporte psicopedagógico, por meio dos eixos: tecnologias assistivas, artes, esportes, jogos, brincadeiras e atividades de vida diária, com o foco no fortalecimento da autonomia e independência.
As famílias também são acolhidas no grupo “Família Cuida”, participando de atividades de grupos operativos, oficinas e palestras, possibilitando a interação social, autoestima e pertencimento.

Público Alvo
Crianças e adolescentes de 8 a 14 anos e 11 meses, com deficiência física, auditiva, intelectual, transtornos do espectro autista (TEA), pertencentes aos territórios prioritários Grajaú, Capão Redondo, Pedreira e Jardim Ângela.

Objetivos
- Favorecer o desenvolvimento global da criança e do adolescente com deficiência na perspectiva da inclusão social.
- Promover atividades, de forma ampla e integrada, facilitando os processos cognitivos, emocionais, sociais e culturais.
- Fomentar uma aprendizagem significativa, valorizando as diferenças e as interações sociais.
- Apoiar no desenvolvimento da autonomia, por meio das habilidades básicas, habilidades de vida diária e instrumentais.


Programa Gaivota
Esse é um programa do Caminhando que foca principalmente na socialização e desenvolvimento de jovens com deficiência e maior comprometimento cognitivo.
Promove a melhoria na qualidade de vida e inclusão social com aprendizagem cultural e de habilidades sociais que favorecem a conquista de sua autonomia e independência.
Facilita o desenvolvimento cognitivo, por meio de
vivências de arte educação que estimulam o autoconhecimento do corpo e de capacidades como criatividade e imaginação.
Amplia o horizonte social e cultural destes jovens, levando-os ao aprofundamento de relações interpessoais.

Público Alvo
Jovens entre 14 a 30 anos, de ambos os sexos, com deficiência intelectual, física e auditiva com maior grau de comprometimento causado pela deficiência.
Objetivos
- Enriquecer o universo do adolescente e jovem com deficiência ampliando sua capacidade de aprendizagem, autoestima, autonomia e independência.
- Propiciar melhoria cultural e de habilidades sociais contribuindo para o desenvolvimento da prática da cidadania, no contexto das atividades artísticas e educacionais.
- Auxiliar o aprendizado de habilidades laborais e do mundo do trabalho criando possibilidades para uma futura inclusão profissional.
- Incluir a família como parceira ativa no processo de desenvolvimento e de inclusão social do adolescente e jovem com deficiência.


Programa Fênix
Esse é um programa que facilita o desenvolvimento profissional de jovens com deficiência, com ações sócio educacionais de capacitação, vivências em ambiente que simula o mundo de trabalho e com oficinas de práticas laborais. Insere-os em atividades dos diversos setores da instituição, para um aprendizado concreto de atividades de trabalho com incentivo ao seu desenvolvimento profissional.
Os atendidos neste programa, após capacitação e avaliados como capacitados, são encaminhados para inclusão no mercado de trabalho.
Público Alvo
Jovens na faixa etária de 16 a 30 anos, de ambos os sexos, com deficiência intelectual, física e auditiva, como também o conjunto de duas ou mais deficiências associadas.
Objetivos
- Fomentar a descoberta de novas potencialidades laborais e de superação de limites.
- Contribuir para o desenvolvimento da prática da cidadania.
- Estimular a comunicação e promover melhoria na autoestima.
- Encaminhar os jovens capacitados para o mercado de trabalho.
- Auxiliar a família a reconhecer a importância de seu papel e agir como parceira ativa no processo de inclusão social do aluno.
Você precisa fazer login para comentar.