O Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social é uma organização sem fins lucrativos de São Paulo que atende, há mais de três décadas, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência física, auditiva, intelectual e autistas.
Com a missão de facilitar a inclusão social, e o desenvolvimento de pessoas com deficiência, por meio da educação e da cultura, num espaço próprio com 1.600 m2 de área construída e acessibilidade, a instituição hoje beneficia 550 pessoas. Para concretizar sua Missão, o Caminhando conta com uma equipe especializada contratada, atuando nos Programas: Beija Flor, Gaivota, Fênix e Cisne. O custeio de 70% de seu orçamento se dá por meio da parceria com Órgãos Públicos.
O Seu apoio é fundamental para a continuidade desse trabalho, com o mesmo nível de qualidade. Empresas e pessoas físicas podem ser solidárias à Causa da Inclusão Social. A “Campanha Amigo do Caminhando” possibilita o seu apoio para cobertura das despesas mensais.
Faça a sua doação e seja um Amigo do Caminhando!
Conheça melhor os Programas… 👇
Programa Beija-Flor
O Programa Beija-Flor tem como proposta o desenvolvimento global de crianças e adolescentes com deficiência, matriculadas nas escolas da rede municipal e estadual, para realização das atividades no contraturno escolar.
Crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, com deficiência física, auditiva, intelectual e transtornos do espectro autista (TEA), em situação de vulnerabilidade social.
São desenvolvidas atividades de apoio e suporte psicopedagógico, por meio dos eixos: tecnologias assistivas, artes, esportes, jogos, brincadeiras e atividades de vida diária, com foco no fortalecimento da autonomia e independência.
Programa Gaivota
O Programa Gaivota visa promover o desenvolvimento das habilidades dos jovens com deficiência, considerando suas potencialidades de forma singular, com ênfase na melhoria da qualidade de vida e inclusão social.
Jovens com deficiência intelectual, física, auditiva e espectro autista, acima de 15 anos, em processo de desenvolvimento de independência e autonomia nas atividades de vida diária e prática.
São desenvolvidas atividades de informática básica, oficina do corpo e movimento, danças, atividade física adaptada, artes, oficina de cidadania e meio ambiente, ética, atividade de vida diária e vida prática.
Programa Fênix
Esse programa facilita o desenvolvimento profissional de jovens com deficiência, por meio de oficinas sócio educacionais focadas no mundo do trabalho.
Atende jovens com idade a partir de 18 anos, com deficiência física, intelectual, auditiva e espectro autista, que desenvolveram independência nas habilidades de vida prática e diária, e que tenham potencial para serem incluídos no mercado de trabalho.
O Programa Fênix favorece ações que ampliam a autoestima, comunicação, sociabilização e valores, bem como propicia o encaminhamento ao mercado de trabalho.
Programa Cisne
As famílias também são acolhidas no Programa Cisne “Cuidando de quem Cuida”, por meio de atividades em grupos operativos, oficinas e palestras, propiciando a interação social, autoestima e pertencimento.
Você precisa fazer login para comentar.