11 5541-8845
caminhando@caminhando.org.br

Outubro Rosa e Novembro Azul no Caminhando

Compartilhe e espalhe o bem!

Outubro Rosa e Novembro Azul no Caminhando

 

Como já é de costume todos os anos no Brasil e no mundo em Outubro ocorrem as campanhas de conscientização contra o câncer de mama, o chamado “Outubro Rosa” e em Novembro contra o câncer de próstata, conhecido como “Novembro Azul”. Esses meses do ano são inteiramente dedicados em colocar os homens e mulheres a par dessas terríveis doenças e ajudar a identificar e prevenir antes que seja tarde.

 

Vamos explicar abaixo um pouco mais sobre essas campanhas tão importantes:

 

Outubro Rosa

 

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

 

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

 

No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário ter cuidado com as mensagens divulgadas neste período pela internet. Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo. Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Assista um vídeo das alunas do Caminhando sobre o Outubro Rosa.

 

 

Novembro Azul

 

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

 

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos na cor azul, como o Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras entre outros.

 

Ainda sobre as comemorações da semana, no ano de 2016, no âmbito das Forças Armadas, a Unidade Militar Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), sediada na cidade de Niterói, RJ, realizou um ciclo de palestras relativas a 1ª Semana do Homem em que exaltava o tema do Novembro Azul.

 

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), que é um símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

 

Assista um vídeo dos alunos do Caminhando sobre o Novembro Azul.

 

 

Entendeu? São doenças bem sérias e devemos todos ficar ligados nas formas de prevenção e para ajudar você nisso o Caminhando não fica de fora dessa, nos juntamos a essas causas e fizemos a nossa parte para deixar o máximo de pessoas o possível informadas sobre o assunto. Assista os vídeos que nossos alunos fizeram sobre os assuntos.

 

Mas lembre-se, no caso das mulheres fazer somente o autoexame por si só em casa NÃO é o suficiente, e no caso dos homens, não há o que temer, o exame do toque que todos tem tanto medo é um exame simples, rápido e indolor, e ainda pode prevenir de algo muito pior. Então procure um médico e faça um exame de rotina com um especialista da área, pelo menos nessa época, pois com todas as campanhas de conscientização os exames até se tornam mais em conta e todos podem fazer.

 

Cuide-se pois sua saúde não tem preço e deve ser a coisa mais importante do mundo para você.

 

Compartilhe e espalhe o bem!

SEJA BEM VINDO(A) AO

AJUDE O CAMINHANDO... FAÇA SUA DOAÇÃO!

ESPERE... NÃO VÁ EMBORA AINDA!

AJUDE O CAMINHANDO... FAÇA SUA DOAÇÃO!

100% Seguro. Não enviamos SPAM.

Cadastre seu e-mail abaixo para receber o Boletim Informativo do Caminhando e fique por dentro de tudo que acontece na nossa instituição. É GRÁTIS.

OBRIGADO POR SEU CADASTRO!

Antes de continuar por favor acesse sua conta de e-mail e "Confirme seu cadastro" para começar a receber nossos e-mails informativos.

 

OBS: Verifique também sua caixa de SPAM, as vezes por algum erro nossa mensagem pode cair lá, se por acaso isso acontecer marque-a como "Não é SPAM". Agradecemos novamente por seu cadastro. 😊