Sobre o Caminhando

O Caminhando é um site inclusivo. Aperte o botão de PLAY logo acima para ouvir o texto dessa página ao invés de ler!

O Caminhando é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e de utilidade pública que oferece serviços sócio educacionais a adolescentes e jovens com deficiência intelectual, deficiência auditiva e deficiência física.

Diariamente mais de 180 jovens participam gratuitamente de atividades especializadas e, ao longo de nossos 34 anos de fundação, registramos a transformação na vida de mais de 1.200 destes jovens com sua inclusão no mercado de trabalho. 

Num espaço próprio, com 1.300 m2 de área construída e acessibilidade, nossa equipe de profissionais – pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, professores de educação física, de artes, de música e de dança, arte educadora e oficineiros – disponibilizam saberes e dedicam-se em tempo integral ao aprimoramento destas pessoas muito especiais.

Histórico do Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social

O Caminhando é um site inclusivo. Aperte o botão de PLAY logo acima para ouvir o texto dessa página ao invés de ler!

O Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social foi fundado em 16 de dezembro de 1989, por um grupo de empresários e pessoas sensíveis à Causa da Deficiência, com o objetivo de promover a inclusão social de adolescentes e jovens com deficiência intelectual, física e auditiva.

Para iniciar suas atividades, seus fundadores disponibilizaram gratuitamente um prédio antigo, situado na Rua Manoel Caldeira, 122, no Jardim Colonial e, a fim de reformá-lo e adequá-lo, sua fundadora organizou um mutirão contando com o trabalho dedicado dos pais e famílias dos primeiros beneficiários da instituição. 

Em 1991, diante do crescente aumento da demanda com muitos adolescentes em fila de espera para atendimento, mobilizamos as famílias que reivindicaram junto à Prefeitura Municipal de São Paulo, uma área pública que permitisse a construção de uma sede mais adequada às demandas do Caminhando. 

E assim, em Audiência Pública realizada pela então Prefeita Luiza Erundina, entregamos um abaixo assinado com cinco mil assinaturas que contavam com o apoio de diferentes representantes da Região da Capela do Socorro, Zona Sul da Capital. O Caminhando apresentou o trabalho que realizava e sua necessidade de ampliação e, diante dessa mobilização a Prefeita concedeu direito ao uso da área na qual construímos, também em sistema de mutirão com as famílias, um dos atuais prédios da instituição. 

Desde sua fundação, como ferramenta de inclusão social de jovens com deficiência, a instituição desenvolveu um Projeto de Iniciação Profissional visando promover, de forma eficaz, a educação para inclusão no mercado de trabalho. 

Um dos pressupostos básicos do Caminhando tem sido a participação das famílias dos atendidos na vida da instituição. Ao mesmo tempo em que estendeu seu atendimento às famílias, de modo a acolher suas necessidades, a instituição se esforça para promover a melhoria das relações familiares, de modo a torná-los agentes e sujeitos no processo de desenvolvimento de seus filhos com deficiência.

São mais de três décadas nas quais o Caminhando tem construído junto à sociedade, uma história real de inclusão social. Pautado em seus valores e destacando-se pela sua atuação transparente e ética, enquanto organização Espírita Cristã, a instituição tem perseguido seus objetivos e aperfeiçoado seus Projetos Sócio Educacionais o que comprova assim, o cumprimento de sua Missão.

Histórico do Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social
#PraCegoVer: Imagem do logo do Caminhando arrastando uma fita de filme antiga contendo cenas dos alunos do caminhando dentro da fita.

O Caminhando na Mídia

O Caminhando é um site inclusivo. Aperte o botão de PLAY logo acima para ouvir o texto dessa página ao invés de ler!

Ao longo de seus mais de 30 anos o Caminhando vem ajudando jovens com deficiência a se encaixarem na sociedade e no mercado de trabalho, esse trabalho é realizado graças a colaboração de pessoas incríveis que estão dispostas a fazer o seu melhor para ajudar ao próximo.

Graças aos voluntários do Caminhando e o trabalho lindo dessa maravilhosa instituição muitos jovens com deficiência tem a chance de receberem uma boa educação, conseguirem bons empregos e conviverem na sociedade.

Esse trabalho sem dúvidas não passou despercebido e já foi reconhecido e mostrado na mídia brasileira, veja abaixo um pouco mais sobre o que falam do nosso trabalho na mídia.

Entrevista com a Fundadora do Caminhando na TV Câmera de São Paulo

Matéria no Programa AÇÃO da Rede Globo Sobre o Caminhando

Missão, Visão e Valores do Caminhando

O Caminhando é um site inclusivo. Aperte o botão de PLAY logo acima para ouvir o texto dessa página ao invés de ler!

Nossa Missão:

“Facilitar a inclusão social e o desenvolvimento de pessoas com deficiência, por meio da educação e da cultura”.

Missão, Visão e Valores do Caminhando
#PraCegoVer: Imagem preta e branca de aluna do Caminhando sorrindo.

Nossa Visão:

Ser uma organização não governamental que realize seu trabalho especializado obtendo, como maior resultado, a sócio educação de seus fundadores, diretores, atendidos, voluntários e colaboradores, de modo a promovê-los enquanto pessoas éticas, solidárias e capazes de despertar em si mesmas e nas outras pessoas, as mais positivas potencialidades do Ser Humano e, com isso ser uma organização que contribua para transformação deste Planeta, num mundo melhor, mais fraterno e com efetiva inclusão social.

A consciência de que o homem é eterno e perfectível e de que a Espiritualidade é o elemento fundamental para a sua transformação e felicidade permeiam todos os nossos projetos e colabora para promoção de ações em bases cristãs. Com esta visão o Caminhando acredita que é possível construir um mundo mais fraterno.

Nossos Valores:

  • Otimismo
  • Respeito à diversidade 
  • Solidariedade
  • Espiritualidade

Nossa Carta de Valores

Há quase três décadas voltamos nosso olhar para o horizonte das pessoas com deficiência.

Olhar amoroso, cheio de esperança e Otimismo, nos permite enxergar a capacidade de desenvolvimento, especialmente, do jovem com deficiência intelectual.

Compreendemos que inteligência, junção das palavras latinas, intus (entre) e legere (escolher), é a capacidade de compreender as coisas por meio de uma seleção, ao abrirmos o horizonte para este jovem, sem olhar para suas limitações, oferecemos um leque de possibilidades, ampliamos sua capacidade de fazer escolhas e seu universo de convivência e aprendizagem.

O Caminho escolhido tem sido o da sócio educação com tempero de Amor.

Passo a passo, grão a grão, construímos uma visão de trabalho sócio educacional especializado diferenciado, pois pautado numa visão espiritual da vida, em bases cristãs. Que vê, além das limitações humanas, sua essência perfectível.

Entendemos que a capacidade de receber e expressar Amor deve ser o foco maior de nossas ações e assim, incentivamos o despertar das mais positivas potencialidades de nossos atendidos.

O Respeito à Diversidade é um dos valores desse trabalho e que suscita a lapidação das joias incrustadas no coração de cada um dos atores envolvidos nesse processo de fazer sócio educação. 

A participação das famílias dos jovens atendidos, desde o início, tem sido uma de nossas maiores forças. Agentes e sujeitos do desenvolvimento de seus filhos, as famílias são incluídas nas ações institucionais como nossas maiores parceiras.

Ao chegar ao Caminhando, têm acolhidas suas necessidades emocionais e, caso apresentem situações emergenciais de extrema carência, recebem o apoio fraterno da assistência social. O Caminhando restaura suas forças e possibilita sua reintegração no papel familiar de condutora da vida de seu filho com deficiência.

Duas energias se congregam para realização da Missão do Caminhando: O trabalho voluntário e o trabalho dos nossos colaboradores.

Nosso valor, Solidariedade, é visto na forma como acolhemos, atendidos e famílias, e nas atitudes de voluntariados e colaboradores.

E a Espiritualidade, mais evidente que um valor expressa-se em nossa caminhada de Esperança e Fé estruturando o trabalho dedicado dos nossos colaboradores, em sinergia com a ação voluntária.

Os recursos financeiros para nossa manutenção provêm de apoios e doações de empresas, das doações de pessoas físicas, de eventos e de colaboração do Governo. Mas, do nosso orçamento anual, o “dinheiro quente”, com energia de sustentação, provêm da doação dos que acreditam por conhecer de perto o nosso trabalho e valorizá-lo efetivamente.

O que dá sustentação ao Caminhando? É algo muito sutil.

Que não aparece nos seus indicadores, nem faz parte da apresentação formal de seus resultados.

É algo imponderável: Sua Visão Espiritual do Mundo.

Embora não apareça nos relatórios, nem nos diferentes registros institucionais este é o diferencial.

Espalha-se como perfume sutil pelos corredores, e nas mínimas atividades.

É visto no sorriso dos jovens.

Aparece na gratidão das mães.

No carinho dos voluntários.

Na dedicação dos colaboradores.

Na nossa oração coletiva e no canto de louvor semanal de nossos educandos. Como prece inarticulada, emite luz em cada canto do Caminhando.

Traz a marca forte de Espiritualidade e garante a Presença de Jesus. 

Enfim, é a confissão aberta da Presença de Deus coordenando nossas ações.

Maria Nanci Lima Vieira – Diretora Fundadora – São Paulo, 18 de junho 2008.

Diretoria Executiva e Responsáveis

Gestão de Janeiro de 2021 a Janeiro de 2024

Presidente:

  • Maria Nanci Lima Vieira

Vice Presidente:

  • Daniel Eduardo Pedro

Primeira Tesoureira: 

  • Gislay Bispo dos Santos Godoy 

Segundo Tesoureiro:

  • Lancaster Pereira da Silva

Primeira  Secretária:

  • Judeth Alves Moreira 

Segundo Secretário:

  • Pollyana Guilhermino de Pádua

Conselho Fiscal:

  • Maria Conceição Rodrigues Gonçalves
  • Asclepiades Pinatti Moreira
  • Osmar José Vieira
  • Geraldo Magela do Carmo
  • Selma Barbosa Curaça do Carmo
  • Elizete de Oliveira Silva